terça-feira, 13 de novembro de 2012

A fase de indução da dieta Dr. Atkins




DIETA ATKINS  – INDUÇÃO
Alimentos Permitidos na Dieta Atkins

CARNES: Bacon, Bife, Carneiro, Porco (Carnes de Órgãos - fígado, timo de vitela e cordeiro - apresentam uma contagem moderada de carboidratos. Podem sem comidos com moderação).

PEIXES: Atum, Linguado, Salmão, Solha, Truta, etc.

AVES: Frango, Ganso, Pato, Peru, etc.

CRUSTÁCEOS: Camarão, Lagosta, Mariscos, Mexilhão, Ostras, etc.

OVOS


SÃO PROIBIDOS:

Produtos que imitam Carne, Peixe, ou Aves, como por exemplo, os chamados peixes de imitação, como o kani kama ou então, sabor peixe.

OS ALIMENTOS USADOS NA DIETA NA FASE DA INDUÇÃO:

QUEIJOS:  Permitidos todos os queijos CURADOS, amarelos, gordurosos.
LIMITADOS A 120 GRAMAS POR DIA.

São Proibidos: queijos de regime, queijos pastosos ou queijos feitos de SORO de
Leite. Os que já tiverem infecção comprovada provocada por leveduras, alergia a produtos lácteos ou intolerância a queijos devem evitá-los. E os produtos que imitam queijos.

FARINHAS E FARELOS PERMITIDOS.

Glúten, PIS (Proteína Isolada de Soja), Farelo de trigo que apesar de ter carboidrato não é metabolizado e é excelente para soltar o intestino preso em várias deliciosas receitas.

CREME DE LEITE

Creme de leite de lata ou fresco, LIMITADO A 4 COLHERES DE SOPA POR DIA.

VERDURAS PARA SALADAS:

QUANTIDADE PERMITIDA DE HORTALIÇAS:

Aproximadamente, 3 xícaras de verduras de salada (frouxamente arrumadas, não compactas) ou 2 xícaras de salada comum, mais 2/3 de xícara de verduras cozidas na categoria abaixo de 10% de carboidratos.

NÃO HÁ RESTRIÇÃO DE QUANTIDADE PARA VEGETAIS FOLHOSOS

Alface (todos os tipos), Alface romana, Azedinha, Azeitonas, Brotos de alfafa, Cebolinha, Chicória, Cogumelos, Endívia, Erva-moura, Ervas para salada (endro, tomilho, manjericão, coentro, rosmaninho, orégano), Escarola, Funcho, Pepino, Pimentas, Rabanete, Radicchio, Salsa, Rúcula, Batata Yacon.

VERDURAS COM 10% MENOS DE CARBOIDRATOS:

Todas as verduras para salada listadas antes, mais:

Acelga, Abacate, Abóbora, Abóbora-moranga, Abóbora-espagué ti, Abobrinha, Alho-poró, Aspargo, Berinjela, Brócolis, Broto de bambu, Brotos de feijão, Castanha-d'água (Eleocharis dulcis), Cebola, Cebolinha-verde, Chucrute, Couve, Couve-flor, Couve-rábano, Espinafre, Vagem, Folhas de beterraba, Folhas de dente-de-leão, Nabo, Quiabo, Raiz de aipo, Repolho, Ruibarbo, Tomate, Vagem de ervilha de neve (Ervilha torta), Banana verde (praticamente tirada do pé, dela é feita a biomassa)

GUARNIÇÕES DE SALADA: Bacon tostado esfarelado, Creme azedo, Cogumelos fritos em pedacinhos, Gema de ovo cozida e picada, Queijo picado.

ESPECIARIAS: Todas sem açúcar, a gosto.

TIRA-GOSTOS E ANTEPASTO:  Camarão, Coxinhas de galinha, Galantina, Ovos à la diable, Patê (caseiro), Queijo tipo parmesão, Salsichas (com cuidado porque pode conter amido), Sardinha.

BEBIDAS:  Água, Água com gás, Água de fonte, Água mineral (Seltzer com sabor/aroma que 
seja "sem calorias"), Água com sabor. Bebidas que imitam as não permitidas à base de grãos (substituto do café por exemplo).
Café descafeinado (a cafeína é proibida), Chá de ervas (mas não cevada, tâmara, figo, açúcar).
Chá descafeinado, Chá gelado com adoçante, Club soda.
Refrigerante diet, light e zero (os produtos de soda-laranja naturais e artificiais contêm um pouco de carboidratos e podem ser uma de suas fontes de uns poucos gramas)

GORDURAS E ÓLEOS

Numerosos tipos de gordura, especialmente certos óleos, são essenciais à boa nutrição. Inclua uma fonte de AGL (ácido gama-linolênico) , e os óleos que contêm ômega-3 (EPA, óleo de salmão, óleo de linhaça) são valiosos.

São permitidos todos os óleos vegetais. Os melhores são os de Açafrão, Canola, Gergelim, Girassol, Nozes, Soja, Especialmente se têm no rótulo "prensado a frio".
A manteiga é permitida. A maionese é permitida (verifique sempre a quantidade de carboidratos nas diferentes marcas), a menos que você tenha alergia a leveduras. A gordura contida nas carnes ou nas aves é permitida. Para tempero de salada, use o óleo desejado e vinagre, suco de limão e especiarias. (Pode ser acrescentado bacon, queijo ralado, ovos picados e torresmo de porco).

ERROS COMUNS A EVITAR NA ALIMENTAÇÃO:

1 - Note que a Dieta de 14 dias não contém frutas, pão, cereais, verduras ricas em amido, e outros produtos lácteos que não queijo, creme de leite, ou manteiga.

2- Evite produtos dietéticos, a menos que contenham especificamente no rótulo a garantia "Isento de Carboidratos" . A maioria dos alimentos dietéticos destina-se a dietas com restrição à gordura, e não a carboidrato.

3- O aviso "Não contém Açúcar" é insuficiente. O produto precisa informar qual o conteúdo de carboidrato, e é por essa informação que você deve se orientar.

4 - Numerosos produtos em que você não pensa normalmente como alimentos, como goma de mascar, xarope e comprimidos para tosse, estão cheios de açúcar ou outros adoçantes calóricos e devem ser evitados.

DICAS PARA INDUÇÃO

Não tem porque a indução ser difícil!!! Há tantas combinações gostosas que são possíveis, centenas de vezes mais que qualquer dieta de fome por aí (em que as pessoas, paradoxalmente, reclamam muito menos!!).
O que é que você anda comendo que está sendo tão difícil?? Só carninha grelhada com salda de alface e tomate? Assim fica difícil mesmo. Se você ficar só se concentrando no que NÃO pode, vai ficar muito infeliz. Concentre-se na enorme variedade do que PODE.
Quanto à salada: experimente variar mais nas folhas – use mostarda, almeirão, agrião, acelga, rúcula, repolho. Faça saladas variadas como as que se come naqueles restaurantes de salada dos shoppings. Misture folhas variadas, um pouco de tomate, brócolis, couve-flor, ovos de codorna, bacon torrado, frango desfiado, salsão, cebola com shoyu, etc.

E quanto às carnes/gorduras, não tem porque se ater somente ao bife de boi grelhado e bife de frango grelhado. Coma mais tipos de carnes: boi, porco, frango, peixe, frutos do mar; de todo jeito: grelhado, frito, assado, cozido, etc. Coma seus carbos de vegetais junto com as carnes fazendo cozidos e sopas, ou refogados à maneira chinesa: refogue tirinhas de carne e frango com um punhado de brócolis, broto de feijão, cebola, vagem e tempere com um pouquinho de caldo de carne e shoyu.

Sirva isso sobre Arroz Revolucionário (feito de couve-flor ralada refogada em temperos para parecer com arroz). Faça almôndegas com uma combinação de carne moída + temperos (hortelã fica delicioso) + ovo + uma ou duas colheres de farelo de trigo e frite até dourar. Faça um bom bolo de carne e coma.

Varie nos ovos: faça-os cozidos, moles ou duros, fritos, pochê, omeletes, mexidos, etc.

Faça quiches sem a massa (num refratário, coloque um pouco de bacon refogado com cebolas, cubos de queijo, e cubra-os com uma mistura de ovos de creme de leite e temperos, polvilhe queijo ralado e coloque o refratário no forno até firmar – use um palito para testar o ponto). 
Faça torradinhas de queijo (frite fatiazinhas de queijo na frigideira de teflon até endurecer, ou coloque o queijo em um prato de vidro no microondas até soltar do prato e endurecer quando esfriar) e coma-as com pasta de atum (atum + maionese + ovo cozido duro esmigalhado) ou com um patê caseiro (algumas fatias de presunto + bacon + um pouco de maionese + um pouco de requeijão + temperos, tudo no processador) . 
Se sentir falta de temperinhos como catchup e afins, use catchup sem açúcar (marca TAEQ)  e Molho Barbecue (uma delícia!) da GoodLight (disponível no Pão de Açúcar), ou a mostarda da Cepêra. 

Quanto à sobremesa, experimente: dois pacotes de gelatina de morango feitos com 2 xic de água quente e 2xic de água fria, deixe endurecer bem, bata a gelatina no liquidificador com uma lata de creme de leite e um pouco de groselha light, retorne à geladeira até firmar, é uma delícia e tem uma textura incrível. E a receita que tem 9g de carboidratos, que serão consumidos ao longo de pelo menos uma semana.

Para quem nunca leu nada sobre essa dieta, deve estar achando loucura ou pior que é extremamente fácil porque teoricamente só se come delícias. Assim como toda dieta, ela não é fácil, ela é extremamente eficiente, a fome literalmente acaba, porém assim como toda dieta tem seus contras e posso dizer que o pior seria "enjoar" de proteínas, por exemplo.
Por isso aqui no blog postarei diversas receitas provadas e aprovadas, não só para tornar a sua dieta nem um pouco enjoativa, assim como mais saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário